O que é?

A Técnica Alexander tem como objetivo principal uma reeducação psicomotora, ensinando como corpo e mente podem funcionar juntos no desempenho de todas as atividades diárias ajudando a detectar e a reduzir o excesso de tensão promovendo harmonia e bem estar.

A Técnica Alexander responde a uma demanda que existe em todas as pessoas: viver com menos esforço e maior liberdade, tanto de movimento quanto de pensamento.

É um método de reeducação prático e simples, aplicado a mais de 100 anos em vários países de mundo. Não é um tratamento e não deve ser identificado com técnicas de relaxamento, massagem ou expressão corporal.

É uma prática que resulta em um melhor funcionamento dos reflexos naturais do organismo Isso traz diversos benefícios para a saúde como a prevenção de problemas posturais e dores musculares, maior liberdade de movimento através do aperfeiçoamento da coordenação e equilíbrio do corpo, respiração mais livre, além de bem-estar físico e mental.

Em recente pesquisa desenvolvida na Inglaterra e publicada no British Medical Journal em agosto de 2008 ficou provado que aulas de Técnica Alexander provêm um significante e importante benefício de longo prazo para portadores de dor nas costas crônica. Constatou-se uma grande redução de número de dias com dores e um significante aperfeiçoamento no funcionamento e qualidade de vida dos participantes da pesquisa. O Dr. Paul Little, que conduziu a pesquisa no Southampton University, disse "é um significante passo a frente na gerência de longo prazo sobre dor nas costas".

http://www.bmj.com/cgi/content/full/337/aug19_2/a884


Quem foi F. M. Alexander

"A maioria das pessoas cai em um hábito mecânico de pensamento tão facilmente como elas caem em um hábito mecânico corporal que é a conseqüência imediata" F. M. Alexander

Frederick Matthias Alexander (1869-1955) foi um homem a frente do seu tempo. No final do século XIX desenvolveu um trabalho revolucionário sobre o desenvolvimento do ser humano, trabalho este que, ao longo dos anos, atraiu diversas personalidades da ciência, da educação e das artes. Podemos dizer que Alexander foi um pioneiro no ocidente a desenvolver um trabalho em que o homem é visto como unidade psico-física. Alexander acreditava que seu trabalho serviria para as gerações futuras como um instrumento de aperfeiçoamento do ser humano, através de uma educação integral em que os aspectos físicos, emocionais e mentais estariam envolvidos.

Este trabalho se iniciou quando, em sua juventude, Alexander tornou-se um renomado ator shakespeareano na Austrália e Nova Zelândia e seus recitais tornaram-se populares. Sua saúde, que já era frágil desde a infância, foi piorando em função de suas constantes apresentações teatrais: problemas respiratórios e rouquidão foram se tornando uma constante. Sem sucesso com os médicos e sem saber como solucionar esses problemas, Alexander iniciou uma pesquisa usando a si mesmo como objeto de observação. Percebeu, então, que o modo como usava o seu corpo e pensamento afetava diretamente o funcionamento geral do organismo -- seus problemas de voz e respiração eram apenas conseqüências de um desequilíbrio total de seu corpo. A partir daí, desenvolveu uma prática com base na unidade psico-física do Homem, hoje chamada de Técnica Alexander.

Alexander, aconselhado por diversos médicos da Austrália, mudou-se para a Inglaterra em 1904 onde teria mais chance de expandir o potencial de seu trabalho. Ao longo dos anos obteve apoio de várias personalidades de sua época,como: o escritor
Aldous Huxley, o dramaturgo George Bernard Shaw, o prêmio Nobel em fisiologia Sir Charles Sherrington, o antropólogo Raymond Dart, o filósofo e educador John Dewey entre outros.

No ano de 1930 iniciou o primeiro curso de formação para professores, no que mais tarde ficou conhecido como Técnica Alexander, e continuou ensinando a sua Técnica até 1955, ano de sua morte.

Ao longo de sua vida escreveu quatro livros:
- Man's Supreme Inheritance, 1910
- Constructive Concious Control of the Individual, 1923
- The Use of the Self (O Uso de si Mesmo), 1932
- The Universal Constant in Living,1943

"É agora possível conceber um tipo de educação totalmente novo que influencie toda a extensão das atividades humanas, desde a fisiológica, passando pela intelectual, moral e prática, até a espiritual – uma educação que, por ensinar a crianças e adultos o uso correto de si mesmos, iria preservá-los da maioria das doenças e dos maus hábitos que os afligem hoje em dia; uma educação cujo treinamento na inibição e no controle conscientes forneceria a homens e mulheres meios psico-físicos de comportar-se racional e moralmente; uma educação que, em suas mais altas esferas, tornaria possível a experiência da realidade absoluta." Aldous Huxley, escritor

Atualmente, mesmo sendo desconhecido do grande público no Brasil, seu trabalho vem sendo aplicado em diferentes instituições de ensino ao redor do mundo. Diversas terapias, processos de auto-conhecimento e técnicas corporais existentes hoje tiveram a influência dos princípios desenvolvidos por Alexander. Quando se entra em contato com esta técnica de trabalho é muito comum a surpresa sobre o pioneirismo, a simplicidade e a atualidade do trabalho.

"Essa estória de percepção, de inteligência, e de persistência, mostrada por um homem sem formação médica, é um dos verdadeiros épicos da pesquisa e prática médicas."

"...este método científico básico ainda é menosprezado com demasiada freqüência pelos que se deixam cegar pelo fascínio do aparato técnico. Um pouco mais de atenção ao corpo como um todo e à unidade corpo e mente poderia ampliar substancialmente o campo da pesquisa médica."


Trechos do discurso proferido pelo Prof. Nikolaas Tinbergen, sobre o trabalho de F.M.Alexander, ao receber seu Prêmio Nobel de Medicina em 1973.


Perguntas frequentes

Ao longo das anos fomos recebendo, das pessoas que procuram a Técnica Alexander, uma série de perguntas relacionadas ao trabalho. Selecionamos aqui algumas dessas perguntas e suas respectivas respostas.

1 Quais são os benefícios da Técnica Alexander para a saúde?

RESPOSTA: A Técnica Alexander é um instrumento valioso para as pessoas aprenderem como usar a si próprias em suas atividades diárias, prevenindo padrões habituais inficientes de postura e movimento que geram uma série de desorganizações no corpo. Determinados mecanismos posturais são estimulados através das aulas a se organizarem com mais precisão e harmonia tendo como conseqüência uma melhora física e mental. Desenvolve-se um equilíbrio entre o tônus muscular para o suporte do corpo e o relaxamento necessário para movimentos, respiração e circulação mais livres dando condições ao indivíduo de executar as atividades diárias com mais eficiência e liberdade.


2 Qual é o público-alvo desta técnica? Com base na sua experiência, qual o perfil de pessoas que a procuram?

RESPOSTA: A Técnica Alexander é para todos e em qualquer idade, em se tratando de hábitos nocivos de uso do corpo todos nós somos bem parecidos. Pessoas que trabalham em uma determinada posição fixa durante o dia todo, que usam computador, que executam movimentos repetitivos, desportistas, grávidas, donas de casa, pessoas com algum tipo de limitação física, etc.

Na minha experiência pessoas das áreas de performance artistica como músicos, cantores, atores e bailarinos tem grande interesse em se conhecer melhor, saber seus limites e bloqueios do corpo.

Por mais de 13 anos ministrei aulas através de cursos de extensão para alunos e professores no dep. de música de uma universidade pública no Rio de Janeiro. Ministro desde 2001 aulas de Alexander como matéria obrigatória em uma faculdade de dança também no Rio. Isso também me aponta para um interesse bem grande nessa área.


3 Como e quando se tornou professor da Técnica Alexander? Hoje em dia, esta é a sua atividade tempo integral? Onde dá aulas?

RESPOSTA: Eu era professor de Educação Física quando comecei a ter aulas de Técnica Alexander em um curso de dança no Rio de Janeiro e isso mudou minha vida. Foi em 1986, e a partir daí eu decidi que queria trabalhar com a Técnica Alexander. Fui para a Inglaterra estudar e me formei em 1992, e venho trabalhando com Alexander desde então. Trabalho tempo integral ministrando aulas no Rio em meu estúdio e também trabalho em São Paulo onde sou co-diretor da 1a escola de formação em Técnica Alexander do Brasil. Além disso vou 2 vezes ao ano a Lisboa dar aulas para alunos que tenho lá.


4 Qual a duração e nº de aulas necessárias para se obter resultados?

RESPOSTA: De uma maneira geral uma aula de Alexander pode durar de 30 a 45 minutos. Não existe um número de aulas definido, vai depender de individuo para individuo. Pela associação inglesa, STAT, é recomendável fazer um mínimo de 20 a 30 aulas para que novos padrões de uso do corpo mais eficientes funcionem no dia a dia. Mas em pesquisa publicada no British Medical Journal em 2008 ficou provado que mesmo 6 aulas de Técnica Alexander provêm um significante benefício para portadores de dor nas costas crônica.


5 Como é que a Técnica Alexander pode ser usada para aliviar a dor, corrigir a postura ou melhorar a qualidade de vida em geral?

RESPOSTA: Tudo começa com hábitos. Não há como negar a forte influência dos hábitos em nossas vidas, em nossos movimentos e no uso do nosso corpo. Ao longo dos anos, vamos memorizando determinadas maneiras de usar o corpo que começam a se repetir automaticamente e, assim, acabamos regidos por hábitos em quase tudo o que fazemos.

Vamos assimilando todo tipo de experiências, boas e ruins, através da postura habitual dos pais ou de comentários de professores, de uma imagem na televisão ou em uma revista, e estas experiências vão sendo traduzidas pelo corpo através de posturas e movimentos e se tornando automáticas. Mas muitas destas posturas e movimentos tendem a criar excesso de contração muscular em determinadas partes do corpo criando desequilíbrio na relação entre diferentes grupos de músculos, limitação de movimentos em certas articulações e compressão e desgaste sobre a coluna vertebral trazendo conseqüências diretas: dor na costas, dores musculares, cansaço constante, falta de vitalidade, dificuldades respiratórias, sensação de peso, entre outras. Temos condições de ativar o melhor potencial de organização do corpo, independente do limite físico de cada um e do ambiente ao nosso redor. Este processo de reeducação estimula um melhor desempenho das tarefas diárias através de um ajuste contínuo, identificando padrões ineficientes e prejudiciais de uso do corpo e estimulando um novo padrão mais adequado de uso prevenindo assim a deteriorização da coordenação e equilíbrio do corpo.


7. É necessário pedido médico e/ou uma avaliação previa de um fisioterapeuta?

7. A Técnica Alexander exclui o recurso de medicamentos ou deve ser usada de forma complementar?

RESPOSTA: A Técnica Alexander é um trabalho de reeducação do organismo, é um aprendizado sobre como podemos aprimorar o uso que fazemos de nós mesmos, de nosso corpo . Ela é um sistema de trabalho para promover o bem-estar através da consciência da postura, equilíbrio e coordenação do corpo. Essa consciência permite aos indivíduos ajustar hábitos de uso do corpo inconscientes em novos padrões, oferecendo uma série de benefícios físicos e mentais. Ele não está ligado a um tratamento médico ou uma fisioterapia. As aulas de Técnica Alexander podem ser realizadas paralelamente a um trabalho de fisioterapia ou qualquer tipo de tratamento. Não há nenhuma contra-indicação. Mas sempre estimulamos que a pessoa procure antes um médico.


8. O número máximo que farei em Lisboa neste período é de 6 aulas. Será suficiente para depois pôr em pratica com meu instrumento musical sozinho o que aprendi?

RESPOSTA: Ter 6 aulas seguidas da Técnica Alexander irá dar uma certa experiência sobre seu movimento e sua postura que poderá ajuda-lo em seus estudos com o violino. Mas isso não significa que seja o suficiente para o resto de sua vida, deve-se voltar a fazer outras sequências de aulas em outro momento. O trabalho da Técnica Alexander se assemelha a aprender um instrumento musical, quanto mais aulas e estudo mais se desenvolve e se aprofunda na prática instrumental. Eu vou 2 vezes por ano a Lisboa e tenho alunos que sempre fazem aulas nesses períodos. Minha experiência é que eles não deixam de se aprimorar e também não regridem mesmo nos períodos em que não estão fazendo aulas. Mas volto a repetir, é necessário fazer mais aulas quando for possível.


9. Eu vou participar de uma Masterclass de Violino. Será que ter aulas da Técnica Alexander nos dias imediatamente antecedentes não representará uma sobrecarga física?

RESPOSTA: Não acredito que será uma sobrecarga de trabalho pois vc estará usando seus mecanismos de postura e coordenação com muito mais eficiência na masterclass.


10. Que material de apoio, livros e/ou vídeos, pode recomendar?

RESPOSTA: Embora a leitura sobre o trabalho seja interessante, o principal é a experiência prática alcançada através das aula, é esse aprendizado que realmente nos interessa.


11. Faz sentido fazer este trabalho para empresários em altos cargos? Em que contexto?

RESPOSTA: Este trabalho pode ser muito bom para empresários pois trabalhamos com hábitos automáticos que reproduzimos sem pensar e que acabam por nos limitar tanto no corpo quanto no pensamento a produzir respostas repetitivas. Com o a Técnica Alexander podemos desfazer movimentos e posturas habituais estimulando novas maneiras de usar o corpo e a mente, isso produz uma possibilidade de diferentes respostas aos desafios do trabalho, seja na hora de tomar decisões, de liderar uma equipe ou se relacionar com o outro.


12. Que tipo de formação é necessária para se ministrar esta técnica? Existe algum tipo de organismo ou associação internacional que certifique a formação?

12. Sou formada em fisioterapia e instrutora de pilates, trabalho com reabilitação atraves do Método Pilates, tenho alguns pacientes da área da dança e esses tem me falado muito sobre a Técnica de Alexander, fiquei muito curiosa e interessada sobre o assunto que envolve a técnica. Gostaria enfim de saber como funciona tudo, os curso de formação, os melhores, se como no Pilates existem outras linhas de atendimento dentro da mesma técnica, onde existem esses cursos, por quem é ministrado, ou o que preciso saber do profissional para saber que ele é qualificado?

12. Sou formado em educação física e atuo com alunos particulares. Voces oferecem curso de formação para professores? Qual o tempo de duração do curso? Onde são ofertados o curso da Técnica Alexander no Brasil?

RESPOSTA: Para ser professor registrado da Técnica Alexander é necessário passar por um curso de 3 anos com um mínimo de 1600 horas de aula em uma escola certificada por alguma associação de professores da Técnica Alexander. A International Affiliated Societies of Teachers of the Alexander Technique é a entidade que congrega 18 associações representando 18 países onde há escolas de formação na Técnica Alexander. Nosso 1o curso de formação no Brasil, aprovado pela Associação Brasileira da Técnica Alexander, está acontecendo em São Paulo desde 2010. O pré-requisito é ter feito pelo menos 20 a 30 aulas individuais com um professor certificado. Para saber se alguém é realmente certificado na Técnica Alexander, o professor tem que ter seu diploma reconhecido por alguma dessas associações de professores ao redor do mundo.


13. Gostaria de saber como são as aulas, o que é preciso para fazer as aulas, como funciona, enfim... tudo!!!

RESPOSTA: O trabalho se dá através de aulas individuais de aproximadamente 40 minutos onde o professor usa as mãos no aluno como um instrumento de orientação de como ele pode usar sua musculatura de uma maneira mais eficiênte para se sustentar e também para que ele identifique os excessos de esforço e desorganização muscular nas posturas e movimentos do cotidiano como ficar de pé, andar, sentar e levantar de uma cadeira. Há também uma parte da aula onde o professor trabalha com o aluno deitado em uma mesa de massagem para que suas costas possam obter uma melhor qualidade de organização. Não há movimentos bruscos ou posturas que causem dor ou desconforto. O respeito ao tempo de aprendizagem e desenvolvimento de cada um é fundamental para a qualidade do trabalho e ao resultado desejado. Não é necessário nenhuma roupa ou situação especial para o trabalho da Técnica Alexander. As aulas são práticas embora haja uma instrução e explicação durante todo o processo de trabalho.


14. Olá, dou aulas de equitação e estou particularmente interessado na Técnica Alexander aplicada à equitação. Vivo em Évora, Portugal, e gostaria de adquirir formação nesta área.

RESPOSTA: Na Europa há escolas de formação em Técnica Alexander em Madri, Barcelona, Paris, Amsterdam, Viena e também várias na Inglaterra, Alemanha e Suíça. No meu site em BIBLIOTECA vc pode obter os links das associações de Alexander dos respectivos países.


15. Sou cantora lírica e aluna do curso de música. Tenho muito interesse em fazer aulas de Técnica Alexander, pois sinto muitas tensões para cantar e muito nervosismo por saber que ficarei tensa e que isso me atrapalhará...é um ciclo, uma coisa leva à outra.

15. Sou estudante de canto lírico e tenho notado que minha postura está impedindo meus avanços. Além disso noto que há uma tendência a uma postura inadequada em várias situações do meu cotidiano. Não aguento mais sofrer por conta da minha postura. Quero começar a usar o método de Alexander!

15. Sou músico/cantor lírico e tenho constantes dores nas costas e pescoço e também problemas com rouquidão.

15. Olá, sou cantor e estou com dificuldades vocais que acredito sejam provenientes da péssima postura e do péssimo equilibrio entre pescoço e cabeça. Não encontrei nenhum professor de Alexander. Caso não haja quem faça isso em minha cidade me mande possíveis sujestões para solucionar meu problema.

RESPOSTA: Artistas como atores, cantores, bailarinos e músicos sabem o quanto à qualidade do seu trabalho depende do treinamento que eles desenvolvem diariamente com o seu corpo, com a sua voz ou instrumento musical. Se um cantor está comprimindo e distorcendo a estrutura músculo-esquelética do seu corpo, ele não pode esperar que o aparelho vocal e a respiração possam funcionar no melhor do seu potencial.

A Técnica Alexander oferece ao artista um refinamento na sua percepção de si mesmo e meios para aprimorar a sua arte com maior liberdade de escolha sobre o caminho pelo qual ele quer se desenvolver. Ela permite que a voz seja expressão de toda a sua integridade e organização e não resultado de tensão e desequilíbrio.

A Técnica Alexander não é uma técnica vocal e nem exclui a necessidade de treinamento específico para o cantor, mas ela é um instrumento de trabalho para o artista melhorar e desenvolver a sua performance. Este trabalho direcionado para cantores ajuda a entender os hábitos nocivos que vão sendo adquiridos ao longo da vida e também lhes dá instrumentos para as mudanças necessárias para um equilíbrio e coordenação melhores. Mas é necessário uma sequência de aulas para se reeducar neste processo. Não há muito para se fazer sem um professor qualificado pois não há exercícios a serem feitos.


Frases

"A Técnica Alexander nos ajuda reconhecer que o certo faz-se por si só. Portanto, tentamos previnir o que está impedindo que o correto se manifeste. Por considerar o organismo como um todo, ela se ocupa com o USO desse todo. Não há formulas nem procedimentos para isso a não ser de o professor colocar as mãos no aluno para sentir e facilitar os processos de equilíbrio e coordenação." WALTER CARRINGTON

"Podemos dizer que sofremos, porque somos criaturas construídas para o movimento. Tudo em nossa vida é movimento. Temos que mobilizar nosso peso e controlá-lo, e fazemos isso pela energia. Portanto, aprender a usar-se a si mesmo de maneira eficiente é aprender a regular direção e controle da fluência de energia." WALTER CARRINGTON

"Se faz necessário educar a pessoa como um ser total se quisermos promover mudanças fundamentais." F.M.ALEXANDER

"A maioria das pessoas cai em hábitos mecânicos de pensamento tão facilmente como cai em hábitos mecânicos corporais que são a sua imediata conseqüência." F.M.ALEXANDER

"O que você ganha de uma maneira você perde de outra. Portanto, você não pode tentar resultados específicos." F.M.ALEXANDER

"Temos que reconhecer, portanto, que nossas peculiaridades sensoriais são a base do que consideramos como sendo nossas opiniões e que, de fato, nove de cada dez opiniões que formamos são o resultado daquilo que sentimos e não daquilo que pensamos." F.M.ALEXANDER

"Meios são meios, são condições intermediárias. Para se compreender este fato tem que se acabar com o usual dualismo de meios e fins. O “fim” é meramente uma série de atos vistos de um estágio distante, e os meios são meramente uma série de atos vistos de um estágio mais próximo." JOHN DEWEY

"A Técnica Alexander abre uma janela numa área pouca conhecida entre estímulo e resposta e lhe dá o auto-conhecimento que você necessita para mudar padrões de sua resposta." F.P. JONES

"Você não está aqui para fazer exercícios ou para aprender a fazer alguma coisa certa, mas conseguir ser capaz de ir ao encontro de um estímulo que sempre o coloca em um mau estado de funcionamento e aprender a lidar com isso." F.M.ALEXANDER

Roberto Aina Reveilleau    |    +55 21 98797 2389    |    info@tecnicadealexander.com    |    
português    |    english