Roberto Reveilleau

Graduado em Educação Física com pós graduação em Arteterapia no Rio de Janeiro, entrou em contato com a Técnica Alexander em 1986 e desde então vem pesquisando este trabalho. Graduou-se como professor no Constructive Teaching Centre, Londres, em 1992, a mais antiga escola de formação deste método.


Portugal
Desde 2002 ministra regularmente atendimentos individuais e workshops em Portugal. Tendo apresentado o trabalho na Escola Superior de Musica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Escola Superior de Dança, Fundação Musical Amigos das Crianças, na Escola Superior de Teatro e Cinema, Conservatório de Lisboa, Universidade Católica do Porto e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL.


Rio
Desde 1993 trabalha divulgando o trabalho em varias instituições de ensino como o Instituto de Psicologia da UFRJ, no Instituto Edmee Brandi, na Faculdade da Cidade, na Universidade Estádio de Sa, na Pontifícia Universidade Católica, Seminários de Musica Pro Arte, Fórum Teatro: II Encontro Anglo Brasileiro, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR entre outros. Trabalhou com a Esther Weitzman Cia. de Dança e na Secretaria de Educação da cidade do Rio de Janeiro.


São Paulo
Fez parte do projeto Técnica Alexander: Pensar Em Atividade com os professores Reinaldo Renzo e Isabel Sampaio onde ajudou a estabelecer o primeiro Curso de Formação de Técnica Alexander no Brasil. Também ministrou aulas, palestras e workshops no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, no Estúdio Nova Dança, no Festival Internacional de Musica de Campos do Jordão e na Academia de Estudantes da OSESP.


Técnica Alexander na universidade
Por mais de 10 anos foi professor da graduação do Departamento de Dança com a disciplina DANÇATERAPIA (Técnica Alexander) do Centro Universitário da Cidade, RJ. Em 1995, introduziu e ministrou por mais de 10 anos cursos de Técnica Alexander no Departamento de Musica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Por 1 ano ministrou aulas no Departamento de Musica da Universidade Federal do Rio do Janeiro - UFRJ.


Congressos
Participou do I Congresso Internacional de Abordagens Corporais na Bahia, no III Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz no Rio, II Congresso de Engenharia do Entretenimento na UFRJ e I Congreso Venezolano de Masajes y Tecnicas Terapeuticas em Caracas.


Escolas de Formação de Professores
É co-diretor da Escola Brasileira de Formação de Professores da Técnica Alexander: Pensar Em Atividade, em São Paulo. Visita regularmente a Escola de Técnica Alexander de Buenos Aires - ETABA. Também já ministrou aulas na Escola de formação de Viena - WAAT, Austria, no The Alexander Technique Studio e no Constructive Teaching Centre, na Inglaterra.


Publicações
Roberto tem artigo publicado sobre a Técnica Alexander no Guia de Abordagens Corporais, Editora Summus, 1998, no Catalogo de Abordagens Terapêuticas, da Editora Casa do Psicologo, SP, 2005 e no livro Em Pleno Corpo - Educação Somática, Movimento e Saúde, da Editora Juruá, PR, 2008.


Associações
É membro da Society of Teachers of the Alexander Technique - STAT, Inglaterra e da Associação Brasileira da Técnica Alexander - ABTA.


Formação em Londres

Roberto teve a oportunidade de estudar com Walter Carrington (1915-2005) e Dilys Carrington (1915-2009), diretores do Constructive Teaching Centre em Londres.

Walter e Dilys conheceram o trabalho diretamente com Frederick Matthias Alexander (1869-1955), o criador do que hoje se chama Técnica Alexander. Um sistema de trabalho para promover o bem-estar através da consciência da postura, equilíbrio e coordenação do corpo. Essa consciência permitiria aos indivíduos ajustar hábitos de uso do corpo inconscientes em novos padrões, oferecendo uma série de benefícios físicos e mentais.

Walter começou a formação na Técnica Alexander em 1936, foi professor assistente do curso de formação de F. M. Alexander até sua morte em 1955 onde assumiu a direção da escola junto com outros três professores. Em 1960 fundou sua própia escola, o Constructive Teaching Centre, em Holland Park no 18 Lansdowne Road. Endereço visitado ao longo dos anos por professores e estudantes do mundo todo, em busca de experiência e conhecimento que a mais antiga escola de formação de professores da Técnica Alexander propiciava. Walter continuou ensinando em sua escola ininterruptamente até sua morte em 2005.






Fotos

Conservatório de Música de Lisboa, 2016

Palestra no Instituto Villa Lobos, UNIRIO, 2015

Palestra no Instituto Villa Lobos, UNIRIO, 2015

Com Alex Murray, Urbana IL, 2015

Com Joan Murray, Urbana IL, 2015

Lançamento do livro "A Suprema Herança do Homem" em Português 2014

Lançamento do livro "A Suprema Herança do Homem" em Português 2014

Com Karen Wentworth, Rio 2014

Graduação da primeira turma de formação, SP 2014

Professores do Projeto Técnica Alexander: Pensar em Atividade, SP 2013

Workshop com professores da Associação Brasileira da Técnica Alexander 2004

Encontro com o professor John Hunter em visita ao Brasil em 1997

Professores do Projeto Técnica Alexander: Pensar em Atividade 1999

Encontro de professores com Karen Wentworth 2006

Palestra com Rogério Correa "Uma Visão Neurofisiológica da Técnica Alexander", 2006

Professores do Projeto Técnica Alexander: Pensar em Atividade, SP 2008

Escuela Uruguaya de Técnica Alexander, Montevideo 2011

Trabalhando com Carmen Tarnowski, Uruguai 2011

Visitando o Westminster Alexander Training Course, Londres 2011

Encontro da ABTA, SP 2008

Encontro da ABTA, SP 2008

Lançamento do livro: Em Pleno Corpo - Educação somática, Movimento e Saúde, RJ 2008

Lançamento do livro: Em Pleno Corpo - Educação somática, Movimento e Saúde, RJ 2008

Apresentando a Técnica Alexander no Rio International Cello Encounter 2008

Apresentando a Técnica Alexander no Rio International Cello Encounter 2008

Roberto Aina Reveilleau    |    +55 21 98797 2389    |    info@tecnicadealexander.com    |    
português    |    english